segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Aikido e as Mulheres


Aikido foi feito só para homens?
Quem nunca ouviu a expressão, "arte marcial é para homem".
Em nosso país a frequência das mulheres em Escolas de artes marciais ainda é muito pequena, se compararmos a países como França, com certeza perceberemos que o Brasil mesmo diante a sua superioridade em número de habitantes, "perde feio" para a grande quantidade de mulheres franceses adeptas a alguma arte marcial. Como isso se explica?
Ainda há não só no Brasil, como em muitos países, um preconceito exagerado, que arte marcial foi feita só para homens.
Antes de prosseguirmos com algum tipo de opinião, devemos estudar a fundo a história das artes marciais e qual o motivo que algumas pessoas ainda pensam dessa forma até os dias atuais. O que no passado foi determinante para que hoje ainda tenham poucas mulheres nos Dojos? E você, o que pensa disso?

Um comentário:

  1. Sensei, é claro que existem inumeros fatores que devem ser considerados. Mas existe um, de origens históricas que tem um papel fundamental não só nas artes marciais, mas na sociedade como um todo: tradicionalmente, nas culturas ocidentais, a mulher foi sistematicamente excluída de diversosn tipos de atividades. No Brasil, temos ainda hoje uma herança muito forte da cultura patriarcal da colonia. Isso se manifesta de varias formas: seja com homens e mulheres achando estranho mulheres treinarem, seja mulheres não se sentindo a vontade em treinar com homens pu seja ainda homens que não aceitam ou ficam relutantes em ter suas esposas e/ou filhas treinando. A nossa forte herança colonial, e mesmo da época imperial e início da república (um dos ingredientes da revolta da vacina no começo do seculo XX foi o fato de homens e mulheres considerarem imoralidade as mulheres levantarem as mangas das roupas para tomar vacina e deixarem o começo do ombro a mostra)explica por que nós ainda estamos atrasados, por exemplo, em relação à França, que possui uma tradição muito forte na luta pelos direitos sociais.

    ResponderExcluir